Partindo do princípio que é capaz de avaliar a superfície do feto, o exame 3D auxilia na avaliação principalmente da face do bebê.

Pode ser utilizado no auxílio ao diagnóstico de patologias (fenda labial e espinha bífida por exemplo), mas é para apreciação dos traços fetais que as mamães mais procuram pelo exame. Pode ser realizado em qualquer período, mas quanto menor o feto, menos definição, assim como maior o feto, menos espaço disponível para avaliá-lo.

Assim, o período mais comum para este exame, gira em torno de 26 a 30 semanas de idade gestacional, podendo variar de acordo com a quantidade de líquido amniótico, posição fetal e biotipo materno.
Sem contra-indicações, não é um exame essencial na gestação, mas que agrada os papais e mamães ansiosos para conhecer melhor o seu bebê.

A ultrassonografia em 4D tem o mesmo potencial do 3D, porém constitui a avaliação fetal em tempo real, sendo possível flagrar a movimentação fetal intra-útero e ver momentos especiais do dia-a-dia do feto na barriga da mamãe.

Existem diversas técnicas de obstenção destas imagens e melhor o resultado de acordo com o aparelho de ultrassom utilizado assim como depende da experiência profissional do médico que realiza o exame.

Converse com o seu obstetra sobre este exame e procure um médico devidamente habilitado para realiza-lo.