realizado por cardiologista especializado em ecocardiograma fetal ou por pediatra com especialização em cardiologia pediátrica e fetal, visa avaliar a morfologia do coração do feto e é bastante indicado para complementar a investigação de patologias fetais intra-uterinas. É realizado em aparelho de ultrassonografia, com duração média de 20 minutos. Não é necessário preparo. Suas principais indicações são:

– Alteração do coração fetal identificada no exame morfológico;

– Alterações em outras partes do corpo do feto, para complementar a investigação;

– História de filho anterior ou gestante com cardiopatia;

–  Após quadros de doenças infecciosas maternas;

– Determinadas patologias maternas tais como o diabetes e o lúpus;

– Uso de determinadas medicações pela mãe;

– Dificuldade na avaliação do coração na ultrassonografia convencional.

Sua acurácia sofre influência dos mesmos parâmetros que limitam uma boa ultrassonografia, podendo a avaliação cardíaca ficar limitada a depender da posição do feto e idade gestacional, quantidade de líquido amniótico, biótipo materno e qualidade do aparelho de ultrassom.

Através desse método, cerca de 98 a 99% das patologias fetais poderão ser diagnosticadas antes do nascimento. O 1% restante está relacionado a patologias cardíacas que só se instalam nos primeiros dias após o parto.

Na CUIDAR este exame é realizado pela Dra. Karina Lopes e seu resultado é entregue na hora, logo após o término do exame.