Outro tipo de punção uterina, a amniocentese consiste na retirada de uma pequena amostra de líquido amniótico. são coletados cerca de 20ml de líquido que contém células fetais em suspensão e assim também é possível o estudo da genética fetal.

Está indicada a partir de 16 semanas de idade gestacional para minimizar os riscos de rotura da bolsa. pode ser realizada até aproximadamente 26 semanas de idade gestacional, período em que a quantidade de material celular no líquido ainda encontra-se em quantidade adequada para a cultura celular.

A coleta também é realizada pelo especialista em medicina fetal, guiada por ultrasssom, e o material é enviado para análise em um laboratório de genética de confiança.

Assim como na biópsia de vilo, nao é necessário preparo e nem internamento. a coleta acontece na sala de ultrassonografia e a paciente é liberada logo após o final do procedimento que dura em média de 5 a 10 minutos.

Os riscos da punçao para a gestaçao sao a rotura prematura das membranas amnióticas e a perda da gestaçao, girando em torno de 1% de risco. o sucesso na coleta do exame está relacionado ao material utilizado e a experiência do profissional que realiza a coleta.

Converse com o seu obstetra sobre este procedimento e procure um médico devidamente habilitado para realiza-lo.