A Biópsia de Vilo Coriônico, realizada entre 11 e 14 semanas de idade gestacional, visa a retirada de amostra de material placentário. geralmente indicada após a suspeita de doença genética ao ultrassom morfológico do 1o trimestre, é realizada com punção uterina e aspiração de pequena quantidade de material da placenta. a amostra retirada é devidamente acondicionada em meio de cultura específico e então é realizada cultura celular que leva alguns dias para ficar pronta e apresentar um resultado.

A coleta é realizada pelo especialista em medicina fetal, guiada por ultrasssom, e o material é enviado para análise em um laboratório de genética de confiança.

Para a realizaçao do exame nao é necessário preparo e nem internamento. a coleta acontece na sala de ultrassonografia e a paciente é liberada logo após o final do procedimento que dura em média de 5 a 10 minutos.

Os riscos da punçao para a gestaçao sao a rotura prematura das membranas amnióticas e a perda da gestaçao (abortamento), girando em torno de 1% de risco.